top of page

Ciclo da maternidade

StartFragment

Eu sempre amei fotografia, e adoro o novo, o diferente, quando a Janini me marcou no post da Grazi, não tive duvidas... entrei em contato na hora! Ela queria uma mae com três ou mais filhos, queria fotografar caos.... foi sintonia na certa! Aqui a Grazi conta como surgiu o projeto e eu entrei nessa com ela, e a familia toda curtiu a experiência, lembrança para a vida toda.




Por Grazi Ventura


Enxergar e entender a maneira peculiar e intensa que as mulheres vivem cada fase da vida é o objetivo do meu projeto #ciclosdofeminino. Através da fotografia, ele se propõe a documentar, com sensibilidade, um dia inteiro de uma mulher representante de cada uma das nossas fases, desde a infância até a maturidade.


Em junho eu postei em alguns grupos fechados de uma rede social um anúncio procurando uma mãe que topasse ser a representante do ciclo da MATERNIDADE para o projeto. Recebi inúmeras indicações e conheci muitas mulheres legais, mas quando a Dani apareceu, com 7 filhos, não houve como não me apaixonar, e em uma semana lá fui eu para Campinas.


Antes, fizemos um bate papo por transmissão em vídeo e marcamos tudo. Descobri que, além de super mãe, ela também é blogueira. Na segunda-feira seguinte a tarde lá fui eu de mala e cuia pra casa deles. A família me recepcionou com abraços, carinho e muita expectativa, assim como eu. Fotografar uma família com 9 pessoas (6 crianças - pois o mais velho, enteado da Dani, não estava - pai, mãe e a Naná que mora e trabalha com a família desde sempre), seria realmente um grande desafio.


Jantamos todos juntos, conversamos, fiquei amiga, me fiz confortável no meio deles. Fotografei a hora de dormir de todos, as organizações para o dia seguinte até as 23h, e às 5h30 estávamos todos levantando de novo. Dia cheio, intenso mas com tudo que a vida tem que ter: café, escola, creche, academia, supermercado, almoço, médico, manicure, descanso, banho, brincadeiras, leva um, busca outro, jantar de novo! Uffa.…


E daí quando todos já éramos uma família, eu vim embora: "Tia fica mais!", disseram eles. Esta é a parte dura deste trabalho. Exige um envolvimento, um “blend in”, que gera vínculos e é por isso que é uma fotografia tão rica e verdadeira.


Beijos a todos e Dani: muito obrigada pra sempre por abrir as portas e o coração da sua família inteira para mim!





Confira o clipe do do projeto:


EndFragment

Posts recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page