top of page

Onde e como descartar vidro no lixo?


Quem aqui nunca quebrou um vidro? Esse eu quebrei hoje, eu não, o forno tirei meu rocambole de carne e o pirex havia quebrado do nada. E para descartar? Embrulhei no jornal identifiquei e coloquei na caixa de papelão.


Peguei algumas dicas no site da usp: http://bit.ly/1RzHQfP


Vidros recicláveis: Embalagens de bebidas, de alimentos, de medicamentos e de cosméticos. Como descartar: Pode ser inteiro ou quebrado, se o vidro estiver inteiro deve-se lavá-lo. Se não houver coletor específico para vidros é importante envolvê-lo em jornal ou plástico bolha, colocá-lo em uma caixa de papelão e identificar com caneta do lado de fora da caixa “CUIDADO VIDRO”, pois alguém pode se ferir na coleta.


Vidros Não Recicláveis: Tubo de TV, monitor, vidro automotivo, janela, box, cerâmica, porcelana, Cristal, peças confeccionadas em fibra ou lã de vidro e todos os tipos de lâmpadas. Como descartar:

• Lâmpadas Fluorescentes e Mistas: nos coletores específicos, pois são resíduos perigosos.

• Lâmpadas Incandescentes: nos coletores de não recicláveis, pois é lixo comum. Não é perigoso, porém não existe programa ou empresa de reciclagem.

• Utilizados em TV e monitor: É lixo eletrônico, não pode ser descartado como reciclável nem no lixo comum, deve ser levado de volta ao fabricante ou em local que receba resíduo eletrônico.

• Outros: Se não houver coletor específico para vidros é importante envolvê-lo em jornal ou plástico bolha, colocá-lo em uma caixa de papelão e identificar com caneta do lado de fora da caixa “CUIDADO VIDRO”, pois alguém pode se ferir na coleta.


Pesquisando sobre lugares para descartes de lixo descobri que a Prefeitura de Campinas oferece um serviço de cata treco.

Quem possui objetos grandes para serem descartados não tem desculpa para jogá-los em terrenos baldios ou margens de córregos. A alternativa para o abandono de sofás, fogões, colchões, pneus, casinhas de cachorro, gaiolas de pássaros e muitos outros itens que costumam ser deixados em áreas públicas, causando problemas que vão de enchentes à poluição visual, é a utilização do “cata-treco”. O serviço é disponibilizado pela Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, justamente para recolher resíduos recicláveis e objetos em desusos. O Cata Treco atua também sob viadutos, pontes e praças públicas da cidade, nestes casos sempre em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal e Polícia Militar, retirando móveis velhos, colchões e outros utensílios. Além de facilitar a vida da população, oferecendo uma alternativa adequada para descartar peças que já não têm serventia, a operação ajuda a melhorar o visual dos bairros, evitar degradação do meio ambiente e, consequentemente, manter a cidade limpa e em ordem. A limpeza também é importante para o combate ao consumo e tráfico de drogas, uma vez que os objetos costumam ser utilizados pelos usuários para improvisar esconderijos de drogas e até mesmo para guardar armas.



Posts recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page