top of page

CrossFit, um novo estilo de vida!


Sempre tive uma vida super ativa, mas desde que engravidei dos gêmeos não praticava nenhuma atividade fisica regular e, depois de varias dores lobarares, eu criei coragem e fui procurar alguma atividade para me fortalecer. Era bem assim: ou eu me cuidava ou eu nao conseguiria cuidar da minha família. As dores nas costas me prejudicavam em tudo, eu tinha muitas dificuldades até no banho das crias.

Um dia vagando pelo face e vendo algumas amigas que tinham comecado a treinar me motivei, inspirei e fui fazer uma aula, nao sabia nada, fui no escuro, liguei para o Renan e marquei para o outro dia minha aula experimental e fui, gostei e comecei a entender e conhecer melhor. O inicio é bem dificil está sendo um grande desafio por varias vezes eu penso nao vou conseguir, mas a vontade de se super e alcançar meus objetivos é muito maior que a vontade de desistir.


Fiz uma entrevista com o Renan bem bacana para esclarecer pontos importantes do CrossFit, aqui vai:

O que é CrossFit (a pergunta que não quer calar)?


O CrossFit apareceu por aqui há alguns anos já e até agora eu respondo a mesma coisa todos os dias. O que é CrossFit?

Uma coisa de cada vez.


Crossfit é, antes de mais nada, uma metodologia de treinamento. Hoje também é uma marca mas antes de qualquer coisa, é uma metodologia de treinamento. Sua premissa é fortalecer e condicionar. O foco principal é fazer com que seus praticantes melhorem em variáveis diversas como força, equilíbrio, potencia, resistência, entre outras.


Movimentos funcionais, constante variação e alta intensidade. O que cada uma dessas expressões significa pra um crossfitter?

Aumentar seu repertório motor é fazer com que você aprenda a usar seu corpo de maneira mais inteligente, dar mais possibilidades de movimento, ensina-lo a transferir o que fazemos no box (é dessa forma que chamamos um ginásio de treinamento) para sua vida diária. Movimentos funcionais são movimentos que te ajudam a economizar energia e produzir mais, em termos de trabalho. Trocando em miúdos, um dos nossos três maiores objetivos é fazer você chegar no fim do dia conseguindo mais, se cansando menos.

Os treinos mudam todos os dias e esse é outro pilar da definição dada por Greg Glassmann, idealizador da metodologia e CEO da CrossFit Inc. Variância é uma forma de fazer com que seu corpo não se acostume com aquilo que rola no seu dia a dia. Mudar o estímulo dado em cada treino visa prepara-los para uma infinidade de tarefas físicas que a vida nos apresenta. O objetivo é prepara-lo pro que der e vier.

Mas é só isso? Treinando CrossFit meu dia vai ficar mais fácil? Perco peso, hipertrofio, fico mais forte,...?


Calma. Não é bem assim.

O CrossFit, assim como qualquer outra atividade física bem orientada, pode mudar sua vida sim, mas depende de mais. Depende de como você come, como descansa e se essa pausa nos treinos é suficiente para recuperar seu corpo de maneira satisfatória até a próxima sessão, se você se entrega aos doces e frituras, se tem vícios, se tem outros picos de exercício durante o dia,... Intensidade. Escondida entre velocidade, peso, quantidade de rounds ou repetições, tempo de treino ou em outra maluquice qualquer, segundo Joel Friedmann, proprietário e Head Coach da CrossFit Brasil, primeiro ginásio de treinamento do país, “a intensidade é a variável que mais se associa à melhora do condicionamento físico”. Trabalhamos capacidades físicas e, sendo assim, os resultados estéticos ficam em segundo plano. Em contra partida, trabalhando cada uma das 10 capacidades em que focamos nossos treino (Resistência Cardiovascular e Respiratória, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Agilidade, Equilíbrio e Precisão), outros resultados serão percebidos ao se colocar em frente ao espelho.

Não temos a intensão de preparar atletas e nem buscamos colocar nossos alunos em competições todo final de semana. Um dia a dia melhor, sem dores, mais produtivo é nossa recompensa enquanto treinadores.



“Mas CrossFit não machuca?”


SIM! Da mesma forma que a musculação, a corrida, o futebol, pilates ou qualquer outra atividade física sem orientação. Não se deixe convencer por profissionais sem embasamento teórico, comprovação científica ou conhecimento (mesmo que seja superficial) acerca de uma modalidade que ele não pratica. Procure conhecer, vá até um box, converse com um treinador, procure saber a quanto tempo ele treina e qual é sua formação. “Mas eu preciso treinar musculação antes de encarar um treino como esse, não?”

Nada mais longe da realidade.

Num primeiro momento, vamos trabalhar com cargas bem leves (menos repetições, menos séries, pouco peso). É preciso ensina-los a trabalhar melhor com o corpo que tem e diminuir suas limitações, sejam elas articulares ou musculares. Sendo assim, é bem possível que passe algum tempo treinando com barras mais leves (com cerca de 5 kilos) ou até mesmo com tubos de PVC.

“Eu treino à anos. Musculação e corrida durante a semana e jogo meu futebol todo sábado e domingo. Posso começar pegando mais pesado, certo?”


ERRADO!

O cansaço imposto por um treino de CrossFit é muito diferente.

Geralmente, o acúmulo desse cansaço implica na diminuição da qualidade do movimento. É nessa hora que os acidentes acontecem.

Renan Machado

Head Coach da Barão CrossFit

Barão CrossFit

Rua Agostinho Pattaro, 156

Barão Geraldo – Campinas

Telefone: (19) 3201 6980 @: contato@baraocrossfit.com.br

Conheça agora as mães que foram minha inspiração para começar o CrossFit:



Insentivada pelos vídeos e postagens de treinos de Crossfit de duas amiga (Camila Catacci e Amanda Veiga), eu decidi conhecer de perto o Crossfit e agendei uma aula experimental, a qual me identifiquei muito! Eu estava animada por começar!!

Não imaginei que ao longo dos dias e após cada treino eu fosse me apaixonar pelo Crossfit, jamais!!

Treino 5x na semana e às 6h da manhã.

É preciso com certeza determinação e inspiração!! A cada dia é um desafio, uma superação, uma vitória ou alguma frustração que também faz parte quando não conseguimos vencer nossos limites, mas nada que muito treino e dedicação nos ajude a superar!!

Eu estava infeliz com o meu corpo, muitas vezes depressiva, nunca gostei de praticar atividades físicas mesmo sendo de uma família de atletas e agIora posso dizer felizmente que estou radiante e realizada!!

O Crossfit aliado com acompanhamento nutricional me ajudou a eliminar 10kg em tres meses, 10kg, isso mesmo, mas aprendi que mais importante que ter eliminado esse peso em tão pouco tempo é ter descoberto no Crossfit um método de vida, de vida saudável, ativa e feliz!!

Eu definitivamente me encontrei no Crossfit!! Amo de paixão! E como diria minha amiga Amanda, o Crossfit não é um projeto para o atual verão ou para o próximo e sim um projeto para a vida toda!! Visto literalmente todos os dias a camiseta Crossfit!!

Sou Crossfitter com muito orgulho e paixão! Vem para o nosso mundo também!! Vem!!

Thama Giese Mon mãe do Leo

A maternidade nos ensina muuuuitas coisas, é difícil até mensurar ! Pois os benefícios são inúmeros, e claro que nem tudo são flores. Há algumas mamães que esquecem de si.... Errado !!! Não pode !!! No meu caso, sempre fui feminina e tal, mas com a maternidade, minha vaidade aumentou !!! E não só pela beleza, mas pela saúde !!! Ser mãe nos faz querer nos cuidar mais, para poder criar os filhos e ter mais tempo de vida !!! Mais como ser mãe ocupa muito o nosso tempo é suga nossas energias eu acabei engordando novamente mais sem estar grávida rs, e acabei me sentindo menos vaidosa e menos feliz com meu corpo, prejudicando não somente a mim, mais sim meu filho e meu marido. Conheci o Crossfit através de amigos e tudo mais tudo mesmo mudou em mim, não só o corpo mais sim minha auto confiança, minha auto estima, o amor pelo meu corpo e pela minha saúde. Já vai fazer 5 meses que estou no Crossfit @baraocrossfit e emagreci 6kg, perdi 10% de gordura no corpo, além disso conheci pessoas novas que viram super amigos, tenho vontade de ir todos os dias é viciante, peguei amor por mim e pelo Crossfit! Hoje meu tempo dobrou, tenho tempo de ficar com meu filho, tempo para me cuidar, tempo para trabalhar, tenho disposição e sou muito mais feliz.


Amanda Veiga Mãe do Pietro



Quando a Dani me pediu pra escrever sobre como o Crossfit mudou minha vida, fiquei pensando de fato o q tinha mudado!! Parei pra fazer uma auto-avaliação mesmo! Concluí que O CF mudou não só a minha vida mas da minha família! Marido foi o 1º e de tanto insistir resolvi conhecer!! Eu que sempre me boicotei pra fazer qualquer atividade física, inclusive na gestação... Em Pouco tempo me sentia ansiosa pelo próximo dia, próximo treino!! Vontade de aprender coisas novas, de treinar e evoluir sempre! Aprendi que eu posso vencer os desafios mais duros se eu conseguir fazer minha mente trabalhar à meu favor! E isso é pra vida! De quebra, ganhei mais saúde, me alimento melhor, ganhei um corpo como nunca tive, uma turma linda de amigos que é praticamente uma família e o prazer de ver meu filho falando diariamente sobre esportes, treino e sentindo muita vontade de praticar atividade física também!! A sementinha tá plantada!! Quero que meu filho sinta esse gostinho também!


Camila Catacci Fraga Mãe do Davi



Alguns exercícios básicos do CrossFit, fotos by VilmaAlves fotografia.





Posts recentes
Arquivo
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page